GENOTIPAGEM POR SEQUENCIAMENTO (GBS) EMPREGADA COMO UMA TÉCNICA PARA DESCOBERTA DE POLIMORFISMOS DE NUCLEOTÍDEOS (SNP) EM SORGO

  • Paula Cristina Sampaio Souza Faculdade Ciências da Vida
  • Karine da Costa Bernardino Faculdade Ciências da Vida
  • Flávia Ferreira Mendes Guimarães Faculdade Ciências da Vida
  • Robert Eugene Schaffert Faculdade Ciências da Vida

Resumo

Os marcadores moleculares são de grande relevância para o conhecimento do genoma de diversas espécies vegetais. Com o desenvolvimento das técnicas de genotipagem por sequenciamento (GBS), um grande número de marcadores SNPs podem ser gerados. Esses marcadores consistem em alterações que se mantém nas gerações futuras, as quais são caracterizadas por polimorfismos resultantes da mudança de uma única base no genoma, podendo ocorrer em genes expressos e não-expressos. Assim, o objetivo desse trabalho foi identificar polimorfismos em uma população de RILs de sorgo a partir da técnica de GBS, para que os marcadores detectados possam ser utilizados em estudos futuros de associação e identificação de regiões genômicas associadas com características de interesse do programa de melhoramento. Os resultados indicaram presença de polimorfismo para marcadores SNPs na população RILs com uma cobertura de 73.362 marcadores ao longo do genoma do sorgo. Esse resultado será relevante para futuros estudos de associação genótipo e fenótipo.  
PALAVRAS-CHAVE: Melhoramento vegetal. Marcadores moleculares. NGS
Publicado
2018-04-25
Como Citar
SOUZA, Paula Cristina Sampaio et al. GENOTIPAGEM POR SEQUENCIAMENTO (GBS) EMPREGADA COMO UMA TÉCNICA PARA DESCOBERTA DE POLIMORFISMOS DE NUCLEOTÍDEOS (SNP) EM SORGO. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 6, n. Especial, abr. 2018. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/763>. Acesso em: 22 jun. 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##