APLICAÇÃO DA BIOMASSA DE Saccharomyces Cerevisiae COMO AGENTE ADSORVENTE DE CORANTES POLUENTES ORIUNDOS DA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS TÊXTEIS

  • Dionilio Evangelista Junior Faculdade Ciências da Vida
  • Fernanda Pereira Guimarães Faculdade Ciências da Vida
  • Renata França Cassimiro Belo Faculdade Ciências da Vida
  • Cintia Amorim Martins Faculdade Ciências da Vida
  • Lara de Lima Campos Faculdade Ciências da Vida

Resumo

Os efluentes têxteis são responsáveis pela liberação de grandes quantidades de resíduos de corantes, detergentes e engomantes do meio ambiente. Em detrimento disso, tem-se uma elevação da poluição e diversas alterações no ecossistema aquático. Dentre os poluentes gerados, os corantes são as principais substâncias contaminantes. Essas moléculas são estáveis, de difícil degradação e altamente prejudiciais aos organismos. Em virtude da problemática acarretada por essas substâncias, soluções vêm sendo estudadas e desenvolvidas para aplicação no tratamento de rejeitos. Essas medidas visam respostas alternativas, de baixo custo e que não exijam a utilização de subprodutos tóxicos. O emprego da levedura Saccharomyces cerevisiae como potencial agente adsorvente de corantes tem se destacado notavelmente, nos últimos tempos. O presente trabalho propôs uma análise da eficácia da biomassa quando empregada na despoluição da água contaminada com corantes, utilizando a espectrofotometria UV/VIS como principal ferramenta de análise das amostras obtidas. Foi percebido um grande potencial da levedura, em agir na adsorção do corante disperso na água. PALAVRAS-CHAVE: Corantes. Levedura. Tratamento.
Publicado
2018-03-26
Como Citar
EVANGELISTA JUNIOR, Dionilio et al. APLICAÇÃO DA BIOMASSA DE Saccharomyces Cerevisiae COMO AGENTE ADSORVENTE DE CORANTES POLUENTES ORIUNDOS DA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS TÊXTEIS. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 6, n. Especial, mar. 2018. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/744>. Acesso em: 19 out. 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##