A importância do atendimento no tempo correto para pacientes com infarto agudo do miocárdio

revisão narrativa

  • José Paulo Amaral Chagas Faculdade Ciências da Vida
  • Luiz Otavio de Souza Faculdade Ciências da Vida
  • Isabela Aurora Rodrigues Faculdade Ciências da Vida

Resumo

O infarto agudo do miocárdio é comprovadamente uma das maiores causas de morte em todo mundo, atingindo principalmente os países subdesenvolvidos. Este trabalho tem como objetivo: comprovar que os pacientes com infarto agudo do miocárdio que foram atendidos dentro dos tempos preconizados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, tiveram uma recuperação mais eficaz do que aqueles pacientes que por algum motivo não tiveram os tempos preconizados atendidos corretamente. O método utilizado para se alcançar tal objetivo de forma clara foi uma revisão integrativa de artigos constantes no período de 2013 a 2017, buscando-se responder a seguinte pergunta: Qual a importância de se cumprir no atendimento ao paciente com infarto agudo do miocárdio os tempos porta-agulha, porta-balão e porta-eletrocardiograma? Durante os resultados encontrados se sobressaíram as categorias o não reconhecimento dos sintomas, a qual ainda pode se dividir em duas vertentes, o não conhecimento por parte dos enfermeiros responsáveis para avaliação da triagem dos pacientes e o não reconhecimento ou mesmo conhecimento dos sintomas por parte dos pacientes; como segunda categoria encontrada pode-se observar a  relação existente entre existência de protocolos e o atendimento e por fim e não menos importante a categoria da economia hospitalar que pode ser claramente observada baseando-se o tempo de internação dos pacientes que receberam atendimento de acordo com os protocolos e tempos previstos e aqueles que não seguiram o protocolo por maneiras diversas. Conclusão a literatura demonstra claramente que a utilização correta dos tempos prescritos alinhada pela utilização de um bom protocolo de atendimento pode gerar economia e uma melhora sensível na qualidade de atendimento dos serviços de saúde, aumentando as chances de sobrevida do paciente acometido por um infarto agudo do miocárdio.
Descritores: Infarto do Miocárdio; Qualidade da Assistência à Saúde; Cuidados de Enfermagem ; Cronologia como Assunto; Triagem .
Publicado
2018-04-05
Como Citar
CHAGAS, José Paulo Amaral; SOUZA, Luiz Otavio de; RODRIGUES, Isabela Aurora. A importância do atendimento no tempo correto para pacientes com infarto agudo do miocárdio. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 6, n. 3, abr. 2018. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/725>. Acesso em: 23 abr. 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##