STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE

  • Otávio Augustus Araujo LEANDRO Graduando de Nutrição da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas- MG;
  • Déborah Cecília Amaral SOUZA Graduanda de Nutrição da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas- MG;
  • Jaqueline Oliveira GOMES Graduanda de Nutrição da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas- MG;
  • Edina da Conceição Rodrigues PIRES Mestre em Ciências pela FIOCRUZ, Docente da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG

Resumo

Este trabalho teve como objetivo revisar na literatura científica os aspectos microbiológicos e imunológicos do Streptococcus pneumoniae, por ter importância acentuada no quadro de doenças infecciosas e ocorrer em todas as faixas etárias, sendo as crianças menores de dois anos e idosos, os grupos mais vulneráveis a serem infectados por essa bactéria. O Streptococcus pneumoniae, conhecido como pneumococo, acomete o trato respiratório, sendo causas das principais internações hospitalares e óbitos no mundo. Constatou-se que este pneumococo é um patógeno humano que apresenta uma diversidade de manifestações clínicas, tais como, pneumonias adquiridas na comunidade, sendo também uma das principais causadoras de meningites, bacteremias, otite média e sinusites. Apesar da disponibilidade de antibióticos, a doença pneumocócica ainda é um problema de saúde pública, devido à disseminação global de cepas multirresistentes. Além disso, a presença da cápsula polissacarídica é considerada um importante fator de virulência deste pneumococo, dificultando o reconhecimento do sistema imunológico pelas células fagocitárias, refletindo em baixa produção dos anticorpos.   Palavras-chave: Doenças respiratórias. Bactéria. Virulência.
Publicado
2015-12-02
Como Citar
LEANDRO, Otávio Augustus Araujo et al. STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 3, n. 2, dez. 2015. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/69>. Acesso em: 26 jun. 2017.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##