A percepção dos profissionais de enfermagem do centro cirúrgico em relação aos benefícios da implantação do protocolo de cirurgia segura em um hospital filantrópico no município de Sete Lagoas, MG

  • Giseli Azevedo Barbosa Faculdade Ciências da Vida
  • Larissa Viana Almeida de Lieberenz
  • Carla Aparecida de Carvalho

Resumo

Introdução: o protocolo de cirurgia segura é um instrumento utilizado nos procedimentos cirúrgicos, que determina as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos, aumentando a segurança, por meio do uso da Lista de Verificação de Cirurgia Segura (checklist), desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde. Objetivo: compreender a percepção da equipe de enfermagem do centro cirúrgico em relação aos benefícios da implantação do protocolo de cirurgia segura em um hospital filantrópico no município de Sete Lagoas, MG. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva exploratória, com abordagem qualitativa, realizada com 12 profissionais de enfermagem que atuam exclusivamente no Centro Cirúrgico, selecionados por amostragem intencional. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista com roteiro semiestruturado e tratados conforme a proposta de análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa obteve parecer de aprovação nº 2.232.904, junto ao Comitê de Ética do Hospital Eduardo de Menezes. Resultados: os profissionais de enfermagem perceberam a importância da implantação do protocolo, bem como seus benefícios e, que apesar de haver alguns desafios para a sua efetivação, o procedimento é imprescindível para uma cirurgia segura. A equipe de enfermagem tem o conhecimento acerca da segurança do paciente e diante disso consegue identificar quais seriam os eventos adversos e as medidas que poderiam minimizar esses riscos, destacando a importância de se cultuar a segurança do paciente. Considerações finais: o protocolo de cirurgia segura promove segurança tanto para o paciente quanto para a equipe envolvida. A adesão ao checklist na prevenção de eventos adversos envolve e responsabiliza todos os integrantes desse processo acerca da importância das boas práticas, com foco estratégico na melhoria da qualidade e segurança no atendimento aos pacientes cirúrgicos.
Publicado
2018-04-05
Como Citar
AZEVEDO BARBOSA, Giseli; LIEBERENZ, Larissa Viana Almeida de; CARVALHO, Carla Aparecida de. A percepção dos profissionais de enfermagem do centro cirúrgico em relação aos benefícios da implantação do protocolo de cirurgia segura em um hospital filantrópico no município de Sete Lagoas, MG. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 6, n. 3, abr. 2018. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/614>. Acesso em: 19 out. 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##