Conhecimento de gestantes de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) de Sete Lagoas-MG sobre os benefícios do aleitamento materno

  • Daiany Cristina Faccio Carneiro Faculdade Ciências da Vida
  • Débora Fernandes Rodrigues

Resumo

A amamentação é um aspecto incomparável para fornecer a nutrição ideal para o lactente, além de promover diversos outros benefícios psicológicos, ambientais, sociais e melhoria da qualidade de vida para a criança e para a mãe. Este estudo objetiva identificar a qualidade do conhecimento das gestantes da Estratégia Saúde da Família (ESF) Alvorada, do município de Sete Lagoas-Minas Gerais, sobre as vantagens do aleitamento materno. Diante desse contexto, surgiu o seguinte questionamento: quais conhecimentos as gestantes da referida ESF possuem sobre os benefícios do aleitamento materno para os lactentes e as lactantes? A hipótese desenvolvida é que gestantes declaram que o leite materno é forte, essencial para o lactente na fase inicial da vida e que pode prevenir algumas doenças, mas que as gestantes ainda não possuem conhecimento sobre todos os benefícios do aleitamento para a sua saúde e dos seus filhos. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário para uma amostra de 19 gestantes que frequentam a unidade de saúde referida, contendo 16 questões, abordando dados sociodemográficos, gestacionais e informações sobre o conhecimento das gestantes em relação ao aleitamento materno. Os resultados obtidos através da análise quantitativa levam à conclusão de que grande parte das gestantes questionadas reconhece vários fatores relacionados à amamentação, mas não possuem conhecimento de todas as vantagens do aleitamento materno para a mãe e para o filho e apresentam dúvidas sobre a forma correta de amamentação para obtenção de todos os nutrientes do leite materno durante a mamada. Dessa forma, este trabalho se justifica pela necessidade de melhorar o acesso à informação e os índices de aleitamento materno, uma vez que as compreensões incorretas e o desconhecimento das gestantes sobre o aleitamento materno podem levar ao desmame precoce.
Publicado
2018-04-05
Como Citar
CARNEIRO, Daiany Cristina Faccio; RODRIGUES, Débora Fernandes. Conhecimento de gestantes de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) de Sete Lagoas-MG sobre os benefícios do aleitamento materno. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 6, n. 3, abr. 2018. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/586>. Acesso em: 23 abr. 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##