AS VIVÊNCIAS NA IMPLANTAÇÃO DO PROTOCOLO DE CIRURGIAS SEGURAS EM UM HOSPITAL DE PEQUENO PORTE DE SETE LAGOAS, MINAS GERAIS

  • Ana Iraci da Silva Santana
  • Delcio Geraldo Pontes Fonseca

Resumo

O protocolo de cirurgia segura representa uma das iniciativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) em buscar ampliar a segurança do paciente e também da equipe de saúde ao longo do período perioperatório. Nesse sentido, o presente estudo objetiva identificar nas vivências de profissionais do centro cirúrgico de um hospital privado de pequeno porte de Sete Lagoas, Minas Gerais, as percepções sobre o protocolo cirurgia segura e os desafios para sua efetivação. Adota-se método do estudo de caso, com abordagem qualitativa do problema, exploratória quanto objetivo; realizada com a equipe de profissionais do bloco cirúrgico de um hospital privado de pequeno porte de Sete Lagoas, Minas Gerais. Participaram da pesquisa 13 profissionais da equipe médica e de enfermagem atuante no setor, abordados por meio da entrevista semiestruturada. Após a transcrição integral das entrevistas adota-se a técnica de análise de conteúdo na proposta de Laurence Bardin. A análise permitiu identificar a percepção da equipe de profissionais sobre o protocolo de cirurgia segura, os desafios relacionados a implantação e execução do protocolo de cirurgia segura, a necessidade de implantar uma cultura de segurança: conhecer para aderir e, as implicações do protocolo cirurgia segura para assistência de enfermagem. Percebe-se que os profissionais reconhecem mais elementos positivos que negativos relacionados ao protocolo, no entanto, não deixam de citar os desafios para sua efetivação, especialmente a resistência da equipe médica em relação ao protocolo. Conclui-se que o protocolo favorece a promoção da segurança do paciente no período perioperatório e respalda a equipe de saúde.Descritores: Segurança do Paciente. Procedimentos Cirúrgicos. Cuidados de Enfermagem.
Publicado
2017-08-09
Como Citar
SANTANA, Ana Iraci da Silva; FONSECA, Delcio Geraldo Pontes. AS VIVÊNCIAS NA IMPLANTAÇÃO DO PROTOCOLO DE CIRURGIAS SEGURAS EM UM HOSPITAL DE PEQUENO PORTE DE SETE LAGOAS, MINAS GERAIS. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 5, n. 2, ago. 2017. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/534>. Acesso em: 24 ago. 2019.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##