CONFLITOS CONJUGAIS E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NO AMBIENTE ESCOLAR DE CRIANÇAS DE ZERO A CINCO ANOS

  • Caroline de Fátima Silva Ferreira
  • Tatiana De Deus Correia Linhares

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender quais as possíveis alterações existentes no ambiente escolar das crianças de zero a cinco anos que foram expostas a eventuais conflitos conjugais, buscando responder à problemática: Quais os possíveis impactos no ambiente escolar de crianças cujo contexto familiar passa por conflitos conjugais? O estudo é de natureza descritiva e tem finalidade qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, realizadas com sete docentes com idades entre 35 e 55 anos, todas regentes em uma escola de Educação Infantil no município de Sete Lagoas/MG, e com sete mães de idade entre 25 e 35 anos, cujos filho frequentam a mesma escola . Os resultados indicam uma correlação entre o contexto familiar e o contexto educacional. O estudo também aponta uma descrição das principais alterações no ambiente escolar, tais como dificuldade de socialização e agressividade. Foi possível concluir que o contexto familiar exerce grande influencia no processo de aprendizagem infantil.
PALAVRAS-CHAVE: Escola; Aprendizagem; Conflitos Conjugais; Educação Infantil.
Publicado
2017-12-15
Como Citar
FERREIRA, Caroline de Fátima Silva; LINHARES, Tatiana De Deus Correia. CONFLITOS CONJUGAIS E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NO AMBIENTE ESCOLAR DE CRIANÇAS DE ZERO A CINCO ANOS. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 6, n. 1, dez. 2017. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/428>. Acesso em: 26 maio 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##