OS IMPASSES DA GESTÃO DE COMPETÊNCIA DE UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA EM SETE LAGOAS NO DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

  • Paula da Silva Faculdade Ciencias da Vida
  • Alysson Rodrigo de Almeida

Resumo

O presente artigo é resultado de um levantamento realizado acerca das dificuldades encontradas pela gestão de competência de uma indústria automotiva em Sete Lagoas, MG, no desenvolvimento profissional das pessoas com deficiência (PCD). O objetivo da pesquisa foi identificar quais os principais impasses encontrados pela gestão de competência, para que o processo de desenvolvimento profissional seja realizado de maneira igualitária entre todos os colaboradores da empresa, busca detectar como a empresa investe no desenvolvimento e quais as políticas específicas voltadas para as pessoas com deficiência, além de apontar as principais dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência no desenvolvimento de suas atividades profissionais. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi a de natureza descritiva, com fins qualitativos. Em relação aos meios, foi uma pesquisa de campo. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada com líderes que têm, sob sua gestão, pessoas com deficiência, realizando uma análise de conteúdo. A análise dos dados levantados na presente pesquisa apontou que as principais dificuldades estão voltadas para comunicação, o quê apresenta um empecilho para o desenvolvimento profissional; na dificuldade de investimento do desenvolvimento profissional das pessoas com deficiência, e na articulação entre o psicólogo organizacional com os líderes nos postos de trabalho.
 
Palavras-chave: Pessoas com deficiência. Desenvolvimento profissional. Psicologia do trabalho.
 
Publicado
2017-12-14
Como Citar
SILVA, Paula da; ALMEIDA, Alysson Rodrigo de. OS IMPASSES DA GESTÃO DE COMPETÊNCIA DE UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA EM SETE LAGOAS NO DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 6, n. 1, dez. 2017. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/399>. Acesso em: 18 out. 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##