AS DIFICULDADES RELACIONADAS À PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB O VIÉS DA PSICOLOGIA DO ESPORTE: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAETANÓPOLIS - MG

  • Marilda Alves Ribeiro Faculdade Ciências da Vida
  • Bárbara Gonçalves Mendes

Resumo

A Educação Física é uma disciplina obrigatória no ensino fundamental, porém a participação efetiva dos alunos acaba esbarrando em algumas dificuldades relacionadas aos alunos, professores e instituição. Assim, o presente artigo teve como objetivo compreender os impasses encontrados por professores de Educação Física nas práticas de atividades físicas no ambiente escolar em uma Escola Pública do município de Caetanópolis/MG, principalmente no que tange à adesão dos alunos. Os dados desta pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores de Educação Física dessa mesma escola e considerados a partir da análise de conteúdo. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, classificada como um estudo de caso. Este trabalho procurou abordar as dificuldades vivenciadas pelos professores e alunos a partir da visão desses profissionais. Como resultado, foram encontradas três categorias: as dificuldades pragmáticas (horários inapropriados; escassez de materiais; interferência em outras aulas; dimensionamento irregular do local; vestuário inadequado dos alunos e baixa intervenção da instituição na resolução dos problemas); dificuldades relacionadas aos alunos (queixa de suor e sujeira; desinteresse pela atividade; humilhação dos colegas; distinção de gênero nas atividades); e dificuldades relacionadas aos professores (excesso de trabalho; educar os alunos em substituição à família e ter a prática de atividades mal interpretada por outros). Portanto, a desmotivação dos alunos e a não participação na prática dessa disciplina deve ser observada não apenas através desses estudantes, mas sim pela relação entre as dificuldades vivenciadas pelos professores e pela própria instituição de ensino.
Publicado
2017-12-15
Como Citar
RIBEIRO, Marilda Alves; MENDES, Bárbara Gonçalves. AS DIFICULDADES RELACIONADAS À PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB O VIÉS DA PSICOLOGIA DO ESPORTE: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAETANÓPOLIS - MG. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 6, n. 1, dez. 2017. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/384>. Acesso em: 22 fev. 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##