FAMÍLIA NO CONTEXTO DA SÍNDROME DE DOWN

os impactos vivenciados pelos irmãos

  • STEFANIE BATISTA DA SILVA Faculdade Ciências da Vida
  • Marli Valgas da Costa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo trazer informações sobre as influências psicossociais vividas por irmãos de pessoas que possuem síndrome de Down (SD), tendo como pressuposto que o nascimento de uma pessoa com SD causa alterações na família, causando implicações na vida dos irmãos.  Estas implicações foram investigadas em 10 irmãos de pessoas com SD residentes em Sete Lagoas. Os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada e ao Inventário de Irmãos. Os dados obtidos seguiu a proposta de análise de conteúdo, que é uma forma de análise, sendo avaliado os discursos dos participantes em 5 categorias. Os resultados apontaram que de um modo geral a convivência entre irmãos de pessoas com SD trazem implicações consideradas por eles como positivas e negativas. Entre as positivas foi relatado mais união na família, desenvolvimento de independência assumindo mais responsabilidades com seus irmãos, aprendem a ser mais carinhosos tornando assim um pouco mais fácil à aceitação da família. Por outro lado, as implicações negativas envolvem fatores como aumento de responsabilidade de um irmão para com o outro na realização de atividades diárias, tais como: dar banho e comida; foi relatado também falta de atenção dos pais por dedicarem maior atenção aos filhos com SD. Conhecer estas implicações possibilita a elaboração de estratégias mais assertivas no acompanhamento psicológico, permitindo intervenções mais efetivas e consequentemente auxiliando a família a passar por este período de adaptação de maneira mais positiva, minimizando os impactos causados.
 
                                                                                                                                                                              
Palavras-chave: Família. Crianças com síndrome de Down. Irmãos. Impactos. Influências psicossociais. Intervenções psicológicas.
Publicado
2017-12-15
Como Citar
DA SILVA, STEFANIE BATISTA; COSTA, Marli Valgas da. FAMÍLIA NO CONTEXTO DA SÍNDROME DE DOWN. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 6, n. 1, dez. 2017. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/366>. Acesso em: 26 maio 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##