A COMPREENSÃO DE CUIDADO, A PARTIR DOS SIGNIFICADOS E SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELO CUIDADOR DE IDOSO DA VILA VICENTINA - SETE LAGOAS

  • Patricia Maria Camara Michetti Caetano Faculdade Ciências da Vida
  • Flávia Carvalho Barbosa

Resumo

O bem estar do idoso depende muito de atenção diária e dedicação dos cuidadores de idosos. Diante dessa temática, essa pesquisa tem o objetivo de identificar os significados e sentidos atribuídos ao processo de cuidado com idosos no cotidiano profissional dos cuidadores da Vila Vicentina, em Sete Lagoas – MG, uma instituição filantrópica, que tem como mantenedora a Conferência dos Vicentinos, utilizando recursos estaduais, municipais e doações da comunidade. A amostra foi constituída por (6) seis cuidadoras de idosos da instituição, utilizando como instrumentos um formulário de identificação e uma entrevista semiestruturada, com essas profissionais, buscando demarcar os fatores que levam aos sentimentos vivenciados pelas mesmas, descrevendo a forma como percebem os significados do seu fazer com o idoso institucionalizado. As informações foram anotadas e em seguida transcritas. Para a análise das informações qualitativas, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que as cuidadoras têm uma percepção do cuidado com os idosos como algo definido pelo amor à profissão e não como um procedimento de trabalho mecânico ou meramente tecnicista, que inclui sentidos que são atribuídos a um fazer que compreende diversas intervenções, sobretudo afetivas. O estudo aponta ainda que a falta de apoio psicológico dentro da instituição não interfere na atuação das mesmas, pois são demandas oriundas de experiências extrínsecas ao fazer do cuidador.
 
Palavras-chave: afetividade, cuidado, cuidadores, idosos, profissão.
Publicado
2017-12-15
Como Citar
CAETANO, Patricia Maria Camara Michetti; BARBOSA, Flávia Carvalho. A COMPREENSÃO DE CUIDADO, A PARTIR DOS SIGNIFICADOS E SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELO CUIDADOR DE IDOSO DA VILA VICENTINA - SETE LAGOAS. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 6, n. 1, dez. 2017. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/341>. Acesso em: 18 out. 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##