LEVANTAMENTO DE ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS UTILIZADAS POR PSICOLOGOS CLÍNICOS NO TRATAMENTO DE ADOLESCENTES COM COMPORTAMENTO SUICIDA

  • Mirian Aparecida Moura Faculdade Ciencias da Vida
  • Lucirley Araújo de Sousa

Resumo

O suicídio na adolescência tem crescido no mundo inteiro. Isso indica uma carência de profissionais preparados para lidar com essa demanda, uma vez que a mesma se constitui em um grave problema de saúde. Este artigo tem como objetivo geral identificar quais são as estratégias específicas utilizadas por psicólogos clínicos no tratamento de adolescentes com comportamento suicida. Os objetivos específicos são: caracterizar a adolescência e seus conflitos; descrever aspectos do comportamento suicida entre adolescentes; e compreender a atuação do psicólogo clínico diante do adolescente com comportamento suicida.  Esta investigação tem natureza descritiva, quanto aos meios é feita a partir de uma breve revisão bibliográfica e de uma pesquisa de campo, sendo qualitativa quanto aos fins. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário com nove perguntas. A amostra de conveniência é composta por quatro psicólogos clínicos (n=4), que atendem adolescentes em Sete Lagoas - MG. A análise dados baseou-se na análise de conteúdo. Os resultados indicam que os psicólogos clínicos investigados utilizam estratégias específicas para ajudar no tratamento de adolescentes com comportamento suicida, tais como: o acolhimento, o vínculo, o apoio familiar, laços de amizade, sugerir a prática de esportes, o envolvimento com atividades artísticas, de lazer, a própria psicoterapia, além de apoio religioso. Cabe ressaltar que nem todas as estratégias utilizadas pelos profissionais são exclusivas do psicólogo, o que permite um debate acerca da atuação desta categoria ao lidar com o comportamento suicida na adolescência.
 
Palavras chaves: comportamento suicida, adolescentes, psicologia clínica, estratégias de intervenção.
Publicado
2017-12-15
Como Citar
MOURA, Mirian Aparecida; SOUSA, Lucirley Araújo de. LEVANTAMENTO DE ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS UTILIZADAS POR PSICOLOGOS CLÍNICOS NO TRATAMENTO DE ADOLESCENTES COM COMPORTAMENTO SUICIDA. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 6, n. 1, dez. 2017. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/335>. Acesso em: 26 maio 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##