A ATUAÇÃO DE UMA PSICÓLOGA JURÍDICA FRENTE A PROCESSOS JUDICIAIS DE GUARDA NA COMARCA DE SETE LAGOAS/MG

  • Priscila Moreira dos Santos Faculdade Ciências da Vida - FCV
  • Ana Cláudia da Silva Junqueira Burd Faculdade Ciências da Vida

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar a atuação de uma psicóloga jurídica frente a processos judiciais de guarda na Comarca de Sete Lagoas/MG. Enquanto objetivos específicos elencaram-se: descrever a inserção da Psicologia no contexto jurídico; analisar a atuação de uma psicóloga jurídica frente a processos judiciais de guarda na Comarca de Sete Lagoas/MG. Para a organização deste estudo, fez-se um criterioso levantamento bibliográfico a partir da leitura de artigos científicos e dissertações datadas entre os anos de 2011 e 2016, coletados nas bases de dados eletrônicos Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Lilacs e outros. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, delimitada pelo estudo de caso. Utilizou-se do método da análise de conteúdo para analisar os dados encontrados nos referenciais bibliográficos e no campo. Foram definidas as seguintes categorias para a apresentação e discussão dos dados levantados: (1) A atuação do Psicólogo Jurídico e (2) A legitimidade na atuação. Concluiu-se que o exercício do Psicólogo Jurídico é reconhecido como legítimo frente à especificidade que este possui, a qual se constitui fundamentada na instrumentação técnica da escuta diferenciada, sobretudo por meio da compreensão das questões subjetivas e comportamentais dos envolvidos, apresentadas nos autos, a fim de contribuir contundentemente na decisão final do processo.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduanda em Psicologia - Faculdade Ciências da Vida
##submission.authorWithAffiliation##
Docente da Faculdade Ciências da Vida. Graduada em Psicologia/PUC/MG e em Direito/UFV. Especialista em Psicologia Jurídica/CFP. Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/USP 
Publicado
2017-07-17
Como Citar
SANTOS, Priscila Moreira dos; BURD, Ana Cláudia da Silva Junqueira. A ATUAÇÃO DE UMA PSICÓLOGA JURÍDICA FRENTE A PROCESSOS JUDICIAIS DE GUARDA NA COMARCA DE SETE LAGOAS/MG. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 5, n. 3, jul. 2017. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/324>. Acesso em: 21 set. 2017.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##