UMA DESCRIÇÃO DO BULLYING SOB A PERSPECTIVA DA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DE MINAS GERAIS

  • Rodrigo Ribeiro dos Santos Faculdade Ciências da Vida
  • Bárbara Gonçalves Mendes Faculdade Ciências da Vida

Resumo

Esta pesquisa se refere a um estudo de caso sobre a vivência do bullying em adolescentes de uma escola pública do interior de Minas Gerais mediante uma compreensão fenomenológica-existencial. O objetivo geral do trabalho é descrever, em seus aspectos existenciais, a vivência do fenômeno bullying de estudantes em uma instituição pública de ensino, também sendo necessário (1) significar o fenômeno bullying em seus aspectos concernentes à realidade escolar; (2) descrever os aspectos psicológicos e sociais envolvidos no bullying e; (3) conceituar os prováveis temas existenciais emergentes na relação desse fenômeno com o ser. A pesquisa em questão é um estudo de caso de natureza exploratória e de caráter qualitativo, realizada com 4 (quatro) estudantes de 14 a 16 anos em uma escola pública a partir de um roteiro semiestruturado, posteriormente analisado fenomenologicamente. Os resultados indicam que a angústia, a liberdade, a responsabilidade e a má-fé, na perspectiva sartriana, estão presentes nas vivências desses estudantes em relação ao bullying, assim como a empatia seletiva se revelou norteadora em suas ações, ou seja, majoritariamente, o adolescente compreende e se projeta na condição de alguns, mas não de outros.
Palavras-chave: Bullying. Temas Existenciais. Empatia.
Publicado
2017-07-17
Como Citar
SANTOS, Rodrigo Ribeiro dos; GONÇALVES MENDES, Bárbara. UMA DESCRIÇÃO DO BULLYING SOB A PERSPECTIVA DA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 5, n. 3, jul. 2017. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/214>. Acesso em: 21 set. 2017.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##