ANÁLISE DE LEITES FERMENTADOS COMERCIALIZADOS COMO ALIMENTOS FUNCIONAIS PROBIÓTICOS

  • JÉSSICA COSTA ALVES BARBOZA FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA
  • Renata França Cassimiro Belo

Resumo

Atualmente existe um interesse por parte das pessoas em buscar alternativas que visam promover saúde e por esse motivo surge cada dia mais uma preocupação em consumir alimentos mais saudáveis e que tragam benefícios à saúde. Em virtude disto, vem se destacando nestes nos últimos anos, o leite fermentado probiótico, que promove efeitos benéficos em detrimento das bactérias probióticas que o compõe, além do seu valor nutricional. Esses alimentos são denominados funcionais e, assim sendo, devem realmente acarretar benefícios à saúde. Desta forma, esse trabalho objetivou realizar uma pesquisa quantitativa com cinco marcas de leite fermentado encontradas nos comércios de Sete Lagoas, a fim de verificar as condições físico-químicas desses produtos durante sua vida de prateleira e a viabilidade dos microrganismos probióticos por 1, 15 e 28 dias sob refrigeração constante a aproximadamente 4 °C, comprovando assim se estão em conformidade com a legislação brasileira de leites fermentados. Foram realizadas diluições seriadas das amostras e as mesmas foram plaqueadas em meio MRS à 37°/48 horas para determinar quantidade de microrganismos probióticos (UFC/g) presentes. Adicionalmente foram realizadas análises físico-químicas de acidez titulável e pH. Todas as amostras apresentaram ótimos resultados para os parâmetros de pH e acidez titulável, assim como a viabilidade dos microrganismos probióticos se manteve dentro da legislação brasileira para alimentos probióticos. Desta forma, depreende-se que os leites fermentados mais adquiridos nos comércios de Sete Lagoas, atendem aos critérios de qualidade preconizados pela legislação de leites fermentados.
 

##submission.authorBiography##

Renata França Cassimiro Belo
Professora orientadora, bacharel em Farmácia, mestre em Ciência de Alimentos, doutoranda em Ciência de Alimentos pela ­­­­­­ Universidade Federal de Minas Gerais.
Publicado
2017-07-11
Como Citar
BARBOZA, JÉSSICA COSTA ALVES; BELO, Renata França Cassimiro. ANÁLISE DE LEITES FERMENTADOS COMERCIALIZADOS COMO ALIMENTOS FUNCIONAIS PROBIÓTICOS. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 5, n. 1, jul. 2017. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/190>. Acesso em: 24 ago. 2019.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##