OS PSICÓLOGOS DO CREAS E OS DESAFIOS DO ATENDIMENTO DE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILAIR

  • Danúbia Aparecida Ribeiro de Oliveira FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA
  • Ana Claudia Junqueira Burd

Resumo

RESUMO
 
O presente artigo discute os desafios do psicólogo no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), uma unidade pública estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados à indivíduos e famílias com seus direitos violados; sendo um importante dispositivo do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A pesquisa busca identificar através de entrevista semiestruturada as principais limitações que os profissionais de psicologia encontram ao se depararem com atendimentos à vítimas de violência sexual intrafamiliar nos municípios de Curvelo, Paraopeba e Sete Lagoas. Ao todo, foram entrevistados cinco profissionais, sendo três em Curvelo, uma em Paraopeba e a outra em Sete Lagoas. Os resultados do estudo apuram que estas buscam se adequar a realidade de cada instituição, enfatizando em comum que a dificuldade maior encontrada nos municípios é a falta de apoio de outros órgãos da rede, burocracia nos encaminhamentos, falta de capacitação técnica a respeito do tema e resistência das famílias por ser um assunto delicado e considerado tabu para muitas classes.
 
Palavras-chave:Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).Atuação do psicólogo.Violência sexual intrafamiliar.
 
 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Danúbia Aparecida Ribeiro de Oliveira nasceu em 28 de março de 1991, em Curvelo, Minas Gerais. Atualmente reside em Sete Lagoas , onde realiza o curso de Psicologia na Faculdade Ciêcias da Vida.
Publicado
2017-07-17
Como Citar
OLIVEIRA, Danúbia Aparecida Ribeiro de; BURD, Ana Claudia Junqueira. OS PSICÓLOGOS DO CREAS E OS DESAFIOS DO ATENDIMENTO DE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILAIR. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 5, n. 3, jul. 2017. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/162>. Acesso em: 17 nov. 2017.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##