PERFIL DOS APTOS TEMPORÁRIOS PARA CONDUÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR: PERCEPÇÃO DE PSICÓLOGOS PERITOS EM TRÂNSITO DE SETE LAGOAS-MG

  • Iyarrara Lessa Mendes "Faculdade Ciências da Vida - FCV"
  • Mariana Verdolin Froeseler " Faculdade Ciências da Vida - FCV"

Resumo

Candidatos à primeira CNH ou motoristas profissionais que desejam conduzir veículos automotivos são submetidos à avaliação pericial conduzida por psicólogos peritos em trânsito. Nessa avaliação, aqueles que apresentarem alterações psicológicas, mas estiverem dentro do parâmetroaceitável, podem ser considerados aptos temporários, tendo a validade de sua avaliação reduzida. Este estudo objetivou identificar, na visão de psicólogos que atuam em clínicas credenciadas ao DETRAN da cidade de Sete Lagoas, o perfil de candidatos à primeira CNH e/ou motoristas profissionais considerados aptos temporários em avaliação pericial. Tal investigação se justifica pela escassez de informações sobre aptidão temporária, tanto na legislação quanto na literatura, dificultando a atuação do perito. Foi conduzida uma pesquisa de campo, descritiva e qualitativa. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com cinco psicólogos. Estas foram gravadas, sendo posteriormente transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram variabilidade entre os aptos temporários com relação ao sexo e à escolaridade, com predomínio de idade entre 18 e 25 anos e acima dos 45 anos. O comportamento do candidato, assim como seu histórico de saúde física e mental, são aspectos da avaliação que constituem fatores importantes na determinação de aptidão temporária. Os psicólogos concordam quanto à falta de informações acerca do perfil apto temporário, alguns disseram não ter bom conhecimento sobre o que rege a legislação. Pode-se dizer que os resultados confirmam os pressupostos referentes à falta de informação específica sobre a aptidão temporária na legislação, levando à delimitação individualizada dos psicólogos peritos em trânsito acerca do perfil apto temporário.Palavras-chaves: Apto temporário; Avaliação pericial de trânsito; Psicólogos perito em trânsito.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
##submission.authorWithAffiliation##
Publicado
2017-07-11
Como Citar
MENDES, Iyarrara Lessa; FROESELER, Mariana Verdolin. PERFIL DOS APTOS TEMPORÁRIOS PARA CONDUÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR: PERCEPÇÃO DE PSICÓLOGOS PERITOS EM TRÂNSITO DE SETE LAGOAS-MG. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 5, n. 3, jul. 2017. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/156>. Acesso em: 17 nov. 2017.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##