AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA ÁREA DE SAÚDE

  • Claudia Maria de Paula Alves da Cunha
  • Ione Aparecida Neto Rodrigues

Resumo

Este estudo busca analisar as concepções de avaliação da aprendizagem adotadas pelos professores da área da saúde em uma faculdade da Região de Sete Lagoas. A opção teórico-metodológica feita para a realização desse estudo é de enfoque qualitativo na modalidade de estudo de caso. O corpus informacional dessa pesquisa é composto por docentes dos cursos da área de saúde da instituição pesquisada. O estudo demonstrou que a maioria dos docentes participantes, possuem formação docente.  Para o tratamento dos dados elegeu-se a análise de conteúdo segundo Bardin. Entendeu-se o ato de avaliar como   um ato de diagnosticar a realidade com vistas a subsidiar novas e adequadas decisões dos docentes, tendo em vista atingir resultados necessários e desejados. As categorias de análise do conteúdo das respostas dos participantes desse estudo sobre o conceito de avaliar, foram agrupadas em unidades de registro segundo as gerações de avaliação segundo Guba e Linconh (2011)  , são elas: a) 1ª geração de avaliação(avaliação como medida); 2ª geração da avaliação (avaliação como descrição); 3ª geração de avaliação(avaliação como juízo e valor) e 4ª geração da avaliação (avaliação como negociação).Comprovou-se a presença dessas 4 gerações de avaliação da aprendizagem no campo pesquisado. Concluiu-se que a concepção de avaliação dos respondentes está em transição para uma geração mais complexa e sofisticada.
Publicado
2019-04-22
Como Citar
CUNHA, Claudia Maria de Paula Alves da; RODRIGUES, Ione Aparecida Neto. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA ÁREA DE SAÚDE. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 7, n. Especial, p. 06-12, abr. 2019. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/1172>. Acesso em: 26 maio 2019.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##