DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PAIS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: O OLHAR DO PSICÓLOGO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA NO AUXÍLIO DESSAS FAMÍLIAS

  • Ênale Duarte Faculdade Ciências da Vida
  • Luciane Maria Álvares Saturnino Faculdade Ciências da Vida

Resumo

RESUMO O presente artigo tem por objetivo identificar as contribuições da Terapia Familiar Sistêmica para o auxílio da família da pessoa com deficiência a partir do relato de experiência de uma Psicóloga Sistêmica. Os resultados descritos no trabalho sobre a experiência da profissional foram positivos, pois a mesma conseguiu transpor através de seus relatos toda a contribuição desta abordagem da Psicologia dentro deste contexto. É possível concluir ao final deste artigo que essas famílias necessitam de um suporte psicológico tanto quanto o deficiente, pois enfrentam todo este processo e vivenciam momentos difíceis, a família se encontrando estabilizada e o sistema estando equilibrado pode influir em todo o ambiente familiar e assim proporcionar um melhor desenvolvimento a pessoa com deficiência. Palavras-chaves: Pessoa com deficiência; Terapia familiar; Psicologia sistêmica.
Publicado
2017-07-11
Como Citar
DUARTE, Ênale; SATURNINO, Luciane Maria Álvares. DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PAIS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: O OLHAR DO PSICÓLOGO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA NO AUXÍLIO DESSAS FAMÍLIAS. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 5, n. 3, jul. 2017. ISSN 2525-359X. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/114>. Acesso em: 17 nov. 2017.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##